AUTORES HOMENAGEADOS

AUTORES HOMENAGEADOS DO ESTANDE DA “REDE SEM FRONTEIRAS”, NA 91.ª EDIÇÃO DA FEIRA DO LIVRO DE LISBOA-2021

É com grande alegria e muita honra que a Rede Sem Fronteiras apresenta os Autores Homenageados do seu estande, na 91ª Feira do Livro de Lisboa:

Dalma Nascimento

Tania Zagury

Tom Farias

O maior evento da lusofonia mundial é organizado pela Associação Portuguesa de Escritores e Livreiros (APEL), em colaboração com a Câmara de Lisboa, vai realizar-se, de 26 de agosto a 12 de setembro de 2021, no Parque Eduardo VII (localizado em frente à Praça Marquês de Pombal).

A Rede Sem Fronteiras, respectivamente associada da APEL, novamente participará com um estande próprio, o D51 (rua da direita, área laranja).

Venham nos fazer uma visita!! 😉






DALMA NASCIMENTO

 

Dalma Braune Portugal do Nascimento é Mestra e Doutora pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Professora aposentada de Teoria Literária e Literatura Comparada da Faculdade de Letras da UFRJ. Ex-professora da Universidade de Brasília e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pesquisadora Associada ao Centro de Estudos Afrânio Coutinho da Faculdade de Letras da UFRJ. Realizou projeto de pesquisa para a Biblioteca Nacional sobre toda a obra de Nélida Piñon, daí surgindo três livros editados e mais dois a sair. Publicações no estrangeiro: França, Estados Unidos, Portugal, Espanha, Galícia. Intelectual do Ano de 2019, outorgado pelo Instituto Interamericano de Fomento à Educação, Cultura e Ciência. A Rosa de Píndaro, estatueta concedida pela União Brasileira dos Escritores do Rio de Janeiro, em 2017. Medalha 60 Anos da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil – AJEB-RJ e Benemérita da mesma instituição. Membro de 6 Academias Culturais. 14 livros publicados, sendo o último – Charles Baudelaire: um avatar da lírica moderna no trânsito da existência em transe.


dalmanascimento@uol.com.br

 


LIVROS:



Charles Baudelaire: um avatar da lírica moderna 

no trânsito da existência em transe

 

“Neste livro, a autora penetra na obra e na vida de Baudelaire e na “maldição” de sua diferença. Contextualiza seu momento histórico numa Paris em mutações. Abordagem em capítulos analíticos à luz de pressupostos teóricos. Discute questões do Poeta sobre: o sagrado; o Belo; as dicotomias existenciais; a Alegoria; a prostituição literária; a melancolia; as afinidades eletivas; os desacertos com a mãe; a bipolaridade amorosa e sua misoginia. Além de interpretar poemas. Em Apêndice, ressurgem temas, personagens, amigos, familiares, alegorias e amores, focalizados na parte teórica, mesclados agora ao fantasmagórico encontro, em 2015, da autora com Baudelaire. (...) Uma detalhada análise literária associada a uma fascinante e insólita ficção.” Mauro Carreiro Nolasco - O Editor (Editora: Parthenon Centro de Arte e Cultura, 2021, ISBN: 978-65-86274-08-0, 318 pág.)

 


Nélida Piñon nos labirintos da memória

  

Este livro aborda a ficcionista Piñon mergulhada nos labirintos da memória. Divide-se em três partes. A primeira versa sobre o desempenho internacional da autora, apresenta seus temas principais, descreve-lhe as mutações temático-estruturais, sublinha seu encantamento pelos velhos narradores galegos e fecha-se com a identidade entre Piñon e os goliardos, poetas iconoclastas e andarilhos. A segunda ancora-se especificamente na memória. Abre-se com a genealogia de Mnemósine, a deusa grega, avó de Orfeu, o mito do poeta, centra-se em vários registros da memória e nos relatos de vida a partir de Philippe Lejeune, Gérard Genette, Serge Doubrovsky e a produção de Nélida à luz de tais conceitos. Na terceira parte, a memória subjetiva e cultural é analisada em diferentes níveis e variações nas obras: A república dos sonhos, O pão de cada dia, Aprendiz de HomeroCoração andarilho, Livro das horas, examinando a autobiográfica (ou autoficção?) da autora inserida no tecido literário. (Editora: Parthenon Centro de Arte e Cultura, 2015, ISBN: 978-85-88724-103-8, 234 pág.)




(CLICAR NA IMAGEM PARA ASSISTIR AO AGRADECIMENTO
DE DALMA NASCIMENTO A REDE SEM FRONTEIRAS)


****************************************

 




TANIA ZAGURY 

Tania Zagury é Filósofa, Mestre em Educação pela UFRJ, Professora Adjunta da UFRJ, Conferencista com mais de cinco mil palestras e cursos ministrados, Escritora com 38 livros publicados (ficção, não ficção e infantis) no Brasil, França, Itália, Canadá, Espanha, Argentina, Rep. Dominicana, México, Cuba, entre outros. Seu livro Limites sem Trauma, Construindo Cidadãos, publicado em 2000, atingiu a 99ª. edição em 2021, tendo figurado por 56 semanas nas listas dos mais vendidos de vários jornais e revistas, como Veja e Isto É. Pesquisadora em Educação, foi articulista do jornal Tribuna (ES), das revistas Gestão Educacional, Profissão Mestre, Psicologia Brasil e do site da Receita FederalMeu Bolso Feliz. Em 2014, foi eleita Personalidade Educacional pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Associação Brasileira de Educação (ABE) e Jornal Folha Dirigida. No mesmo ano, recebeu a Comenda da Educação pelo conjunto da obra. É membro titular da Academia Carioca de Letras, da União Brasileira de Escritores e membro honorário da Academia Brasileira de Médicos Escritores (ABRAMES) e da AJEB-RJ (Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil - RJ).

tania@taniazagury.com.br

www.taniazagury.com.br

  

LIVROS:



Limites sem Traumas 
- Construindo Cidadãos para pais do século XXI


Como, quando e por que dizer “não” aos filhos. E também como, quando e por que dizer “sim”. LIMITES SEM TRAUMA transformou-se no livro de cabeceira de pais e mães brasileiros. Com utilíssimos capítulos divididos por faixas etárias, o livro ‘descomplica’ o dia-a-dia da família e indica as necessidades das crianças em cada etapa do desenvolvimento — sempre relacionadas às respectivas tarefas dos pais em relação aos limites. LIMITES SEM TRAUMA cumpre a tarefa de dar segurança, embasamento técnico e diretrizes educacionais aos pais, livrando-os da culpa e da insegurança que tanto os afligem. A obra figurou durante 56 semanas nas listas dos mais vendidos do país, tendo alcançado por várias semanas o primeiro lugar, fato inédito para um livro de Educação. É o livro que dá base para operacionalizar o que se tornou talvez a mais difícil de todas as tarefas:  dar limites aos filhos. Trata-se, sem dúvida,                                                

de uma obra definitiva sobre a questão dos limites

(92ª edição, Editora BestSeller, ISBN:978-85-465-0078-9, 166 pág.)

 





O penúltimo trem, a história do pai 

 

Trata-se de uma ficção histórica, em que a autora relata a vida de duas famílias polonesas, radicadas na pequena cidade de Opole, sudoeste polaco, onde a trama inicialmente se desenrola.  O romance se inicia com o encontro de dois jovens - de classes sociais e cultura totalmente diversas - que se apaixonam e resolvem lutar pelo seu amor, a despeito da forte oposição da família do rapaz, uma das mais ricas e cultas da pequena cidade, em contraste com a da moça, pobre e inculta. O pano de fundo é a situação econômica crítica da Polônia entre as duas grandes guerras e o crescimento do antissemitismo na Europa, culminando com a invasão do país pela Alemanha, fato que deu início à Segunda Grande Guerra, culminando com a imigração dos apaixonados para o Brasil dos anos 1930 - então visto como terra da liberdade e de concretização de sonhos. Uma história emocionante, baseada em fatos reais.  É o 38º. Livro da autora, conhecida pelo trabalho e por livros na área de Educação (não-ficção).  (Viveiros de Castro Editora LTDA, Selo Imprimatur, 2021, ISBN: 978-65-89572-01-5, 252 págs.)





(CLICAR NA IMAGEM PARA ASSISTIR AO AGRADECIMENTO
DE TÂNIA ZAGURY A REDE SEM FRONTEIRAS)


*****************************************************

 




 

TOM FARIAS

 

Tom Farias é carioca, jornalista, escritor, crítico literário e roteirista. Publicou 15 livros: biografias, romances, ensaios literários, entre os quais Cruz e Sousa: Dante Negro do Brasil e José do Patrocínio: a pena da abolição. É dele os romances Os crimes do rio vermelho e A Bolha. É autor de Carolina, uma biografia. Como crítico literário, trabalhou nas revistas "Poesia Sempre", "Ô Catarina", "Raça Brasil", e nos suplementos literários "Ideias & Livros", do Jornal do Brasil; “Pensar”, do Estado de Minas; "Prosa & Verso" e “Segundo Caderno”, de O Globo, onde escreve; Folha de S. Paulo e QuatroCincoUm. Duas vezes finalista do Prêmio Jabuti, conquistou os prêmios da Academia Brasileira de Letras, Câmara Catarinense do Livro, Governo do Estado de Santa Catarina e FLUP. Colaborou no programa “Espelho”, dirigido por Lázaro Ramos. Atua na área do audiovisual, escrevendo para cinema e televisão. É coordenador do Núcleo de História e Literatura Afro-Brasileira da Universidade Zumbi dos Palmares e professor convidado do curso de pós-graduação em Relações Étnico Raciais da Universidade Cândido Mendes. É Embaixador do Instituto Adus de Apoio aos Refugiados.

 

uelintonfariasalves@gmail.com 


LIVROS:


 

 

Carolina, Uma biografia

 

“Carolina, uma biografia” conta a história da escritora mineira Carolina Maria de Jesus, suas andanças do interior de Minas Gerais à cidade de São Paulo. Seu processo criativo literário, a vida na favela do Canindé, os filhos e a publicação do seu livro “Quarto de despejo: diário de uma favelada”. Da pobreza, de uma menina negra, neta de escravizados no Brasil mineiro, à ascensão pela literatura e a fama alcançada pela publicação de um livro que revolucionou a literatura brasileira, pelo grande cunho de revolta calcada numa escrita indignada que exigia respeito aos mais pobres e a transformação do mundo. Publicada em diversos países, Carolina de Jesus é uma das escritoras negras mais importantes de todos os tempos. Sua obra, parte ainda inédita, deixa um legado extraordinário para se pensar o Brasil do pós-Abolição. Ser negro num país desigual, onde a fome é amarela, é um desafio arriscado e desumano. A obra de Carolina nos dá a exata noção desse grande desafio. (Editora Malê, 2018, ISBN: 978-85-92736-24-8, 402 págs.)

 



 

A Bolha

 

A Bolha” é um romance escrito no início do processo de confinamento causado pela pandemia no Brasil. Escrito em forma de folhetim, e publicado em capítulos em rede social, causou grande impacto, por contar uma história calcada numa realidade tão próxima como a que a maioria da população do mundo vive hoje. Os protagonistas Nanda e Eduardo, precisam enfrentar a adversidade de um ataque de um vírus alienígena, que destrói a humanidade, e sobreviver no caos, com muita ação e suspense. Apaixonados, unem através dos corpos e espírito para enfrentar o mundo, preservar o amor e salvar o filho gerado pela força das suas relações. É um livro eletrizante, que arranca suspiros e levanta o leitor do seu conforto, tirando-o dessa caixinha que está acostumado viver. (Editora Patuá, 2021, ISBN 978-65-5864-018-9, páginas: 229)

 


LANÇAMENTOS DOS LIVROS

DOS AUTORES HOMENAGEADOS


Divulgação oficial dos convites dos autores participante do estande da Rede Sem Fronteiras na  91ª Feira de Livro de Lisboa - Portugal. A Feira será realizada de 26 de agosto a 12 de setembro, no Parque Eduardo VII (localizado em frente à Praça Marquês de Pombal). Venham nos fazer uma visita!! 😉 O estande da Rede Sem Fronteiras, é o D51 (rua da direita, área laranja).

@redesemfronteiras

@feiradolivrodelisboa

#feiradolivrodelisboa

#literaturalusofona

#culturalusofona

#lisboa

#redesemfronteiras


(CLICAR NA IMAGEM PARA ASSISTIR AO AGRADECIMENTO
DE TOM FARIAS A REDE SEM FRONTEIRAS)



Um comentário:

  1. A REDE SEM FRONTEIRAS está de parabéns por homenagear três grandes vozes da Literatura Brasileira na 91ª edição da Feira do Livro de Lisboa -2021. Dalma Nascimento, Tania Zagury e Tom Farias são personalidades que têm seus nomes gravados para sempre na paisagem cultural do Brasil. Sucesso. Abraços do ALBERTO ARAÚJO-EDITOR DO FOCUS PORTAL CULTURAL

    ResponderExcluir